Limpeza de Tártaro

Limpeza de Tártaro

Limpeza de Tártaro

A profilaxia dentária, ou mais comumente chamada de limpeza de tártaro, pode ser realizada tanto em cães e gatos e é um procedimento fundamental para a manutenção da saúde dos nossos pets. Uma boa saúde bucal previne doenças cardíacas, renais, tumores e infecciosas, além de preservar o bom hálito.

A limpeza de tártaro tem de ser realizada por veterinários especializados, que usam aparelhos próprios que permitem a limpeza correta dos dentes do animal, de tal forma que não fiquem resíduos de placa bacteriana e garantam a saúde bucal dos pacientes.

É comum o questionamento sobre se é possível fazer junto com a limpeza de tártaro uma castração no mesmo momento, e é muito importante ressaltar que esses dois procedimentos não podem ser realizados juntos! Isso ocorre porque o tártaro que é removido dos dentes do paciente, nada mais é que placa bacteriana, e qualquer incisão no corpo do animal pode desencadear uma infecção grave, o que faz que os procedimentos sejam incompatíveis de se realizar ao mesmo tempo, cada um deve ser realizado separado do outro.

A Limpeza de Tártaro deve ser realizada com anestesia geral. E assim como em todo procedimento que requer anestesia, se fazem necessárias medidas de segurança que visam minimizar o risco anestésico, tais como exames de sangue prévio, estudo de histórico de saúde do paciente, a presença de um anestesista veterinário especializado e em alguns casos ainda podem ser necessários exames cardíacos para atestar a condição de cada paciente para a realização do procedimento.

× WhatsApp