MENUMENU
- Home
- Clínica
-
-
A Cândido Mariano
- Sobre Nós
- Corpo Clínico
-
-
-
-
- Serviços
- Especialidades
- Galeria
- Blog
- Contato
- Área do Cliente
A cirurgia de castração de cães e gatos consiste em um procedimento cirúrgico que impossibilita o animal de procriar, e são diversas as razões pelas quais os tutores procuram essa cirurgia para seus pets.
No caso das fêmeas, a castração é de fundamental importância para prevenir doenças futuras, algumas muito graves, tais como infecção uterina, mais conhecida como piometra, tumores mamários, câncer de ovários, entre outros, e que com o avanço da idade tem maiores chances de desenvolvimento.
Para os cachorros machos, que são conhecidos por marcar território, caso a cirurgia de castração seja realizada no início da vida do paciente, de 7 meses a 1 ano de vida, pode se evitar de que se adquira o hábito da marcação de território, uma vez que os hormônios deixam de ser produzidos.
Em felinos a castração também é muito procurada, e para ambas as espécies, se trata de um procedimento simples e rápido. Entretanto não deixa de ser um procedimento cirúrgico, e deve ser realizado com anestesia geral. E assim como em todo procedimento que requer anestesia, se fazem necessárias medidas de segurança que visam minimizar o risco anestésico, tais como exames de sangue prévio, estudo de histórico de saúde do paciente, a presença de um anestesista veterinário especializado e em alguns casos ainda podem ser necessários exames cardíacos para atestar a condição de cada paciente para a realização do procedimento.